Adestramento de ataque e defesa
Ainda hoje, cães de guarda costumam ser adestrados com severidade.
Esse é o tipo de adestramento feito com os famosos cães de guarda. Através dele, o cachorro aprende a defender e a atacar quando necessário. Entretanto, os donos desses cães também devem treiná-los e serem treinados para que saibam lidar com as situações. Caso não tenham experiência, não saberão controlar seus animais durante um ataque.
Os cães de guarda são selecionados geneticamente para que cuidem de seu dono e de seu território. Esse instinto pode começar a aparecer no 1º ano de vida do animal, mas ele necessita de treinamento para que saiba discernir quando deve ou não agir.
Durante o treinamento, esses cachorros são ensinados a atacar a partir do comando de seu dono ou durante uma situação bastante suspeita. Para isso, é comum que uma pessoa seja utilizada como cobaia, passando pelo papel do suposto agressor.
Os cães da polícia, além de treinados como farejadores, também costumam obter o treinamento de defesa e ataque. No geral, esses animais passam pelo adestramento de obediência para que aprendam a obedecer todos os comandos e também saibam socializar com outros animais.
Esses treinamentos exigem a participação do tutor, para que o mesmo saiba manusear seu animal e comandá-lo. Na última fase, começam os treinos de guarda, quando o cão aprenderá sobre as principais situações que exigem sua reação.
Em muitos casos, junto ao treinamento de defesa e ataque, também é feito oadestramento antiveneno, quando o cão aprende a não comer alimentos fornecidos por pessoas desconhecidas.
O envenenamento proposital de animais, principalmente de cães de proteção, é extremamente comum. Então, um adestramento é realizado através de uma armadilha: o cachorro pega uma comida jogada no quintal e, ao comê-la, sente um leve choque, que o obriga a largar o alimento. A partir desse condicionamento, o animal fica acostumado a não comer nada que seja fornecido por pessoas estranhas.
- Raças ideais: Dobermann, Rottweiler, Pastor Alemão, Boxer, Dogue Alemão, Fila Brasileiro, American Staffordshire Terrier, entre outras.
- Tipo de estímulo utilizado: negativo.
- Idade recomendada: início entre 6 e 12 meses, de acordo com o adestrador. Obrigatoriamente, o cão deve possuir adestramento de obediência.
- Quantidade de aulas semanais: 2.
- Valor por aula: R$ 50,00.
- Tempo de duração: treinamento básico dura 6 meses, e treinamento avançado dura 12 meses.
https://www.youtube.com/watch?x-yt-cl=84503534&v=CmjTomMWMU0&x-yt-ts=1421914688
Veja o árduo trabalho de um cão de guarda
(Fonte: YouTube – Jornal do SBT)
Nenhum comentário:
Postar um comentário